Linux Brasil

Lançamento Ubuntu 10.10

No dia 10 do mês 10 do ano de 2010 foi lançado a versão 10.10 do Ubuntu.
Vamos falar um pouco sobre as novidades dessa nova versão.

UNITY DESKTOP

A versão 10.10 do Ubuntu, conta com alguns recursos visuais muito interessantes como por exemplo o Unity Desktop no Ubuntu Netbook Remix. Que nada mais é, que a interface gráfica do Sistema. Com o Unity Desktop, é possível aproveitar melhor o espaço da tela que no caso do Netbook, é bem reduzido. A principal característica do Unity Desktop é a “Barra de Menus” que é bem semelhante à do sistema Mac OS X.

VISUALIZADOR DE IMAGENS PADRÃO

Essa versão do Ubuntu não conta mais com o visualizador de imagens F-Spot como na versão 10.04. Agora ele utiliza o Shotwell que é parecido com o F-Spot, porém com alguns recursos refinados e bem parecido com o Picasa.

 

TOUCH SCREEN

O Ubuntu possui suporte nativo para multitouch. Isso significa que ao rodar o sistema operacional em máquinas com tela sensível ao toque, você pode usar e abusar desta função.

 

EASYSTROKE

O Ubuntu, conta com um aplicativo muito interessante chamado Easystroke. O Easystroke faz reconhecimento gestual para uso em Tablets e com monitores sensíveis ao toque, pode ser utilizado também para dar mais funcionalidade ao cursos do mouse.

OUTRAS NOVIDADES

O Ubuntu 10.10, não vem por padrão com o APTITUDE para instalação de aplicativos. Agora tem que utilizar o APT-GET como nas versões anteriores.

Essa versão do Ubuntu conta com alguns temas novos e papéis de parede novos também.
A versão 10.10, conta com a integração do Rhythmbox com o Controle de Volume, onde é possível utilizar esses comandos no próprio controle de volume.

VISÃO GERAL

A Canonical, que é a empresa que desenvolve o Ubuntu, está cada vez mais preocupada com o usuário final. Na praticidade da utilização do Sistema Operacional.
Com isso, ela está cada vez mais utilizando ferramentas e recursos para facilitar o uso do Sistema Operacional no dia-a-dia. Com isso, o GNU/Linux está deixando de ter aquele Tabú de ser Sistema Operacional para “Quem Sabe”. Hoje em dia muitos computadores novos, são vendidos com GNU/Linux instalados. E cada vez mais, esse sistema cresce. Pelo fato de não ser necessário pagar montes e montes de dinheiro, poder utilizar, atualizar a versão sem ter o pensamento: “Estou utilizando cópia pirata”.
Claro que existe no mundo GNU/Linux as distribuições pagas, mas, existem também as que são Free e OpenSource.
Acredito que nas próximas versões do Ubuntu, já teremos mais aplicativos que nos “ajudam” ainda mais nas nossas tarefas do dia-a-dia.

Até o próximo post.

Anúncios

Uma resposta

  1. Muito show!

    8 de novembro de 2010 às 10:35

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s